sábado, 18 de outubro de 2014

ROUPAS MUÇULMANAS NO EGITO:


Ir para o Egito ou qualquer outro país muçulmano é dar de cara com roupas que não estamos acostumados a ver. No Egito, as mulheres muçulmanas possuem diversos estilos, desde as que usam véu como as que não usam. Por isso, como estrangeira, sempre gostei de ficar observando a forma com que se vestiam e não sabia como algumas prendiam o véu tão certinho na cabeça, que nada saía do lugar, enquanto eu às vezes demorava um bom tempo para conseguir colocar o véu e mesmo assim ele ficava sambando na minha cabeça. Eu acabei criando a teoria de que as egípcias já nascem com a cabeça com um formato bom para o véu, enquanto a minha sei lá! Mas com o tempo fui aprendendo técnicas e pedindo ajuda as meninas egípcias, e hoje coloco um hijab até sem olhar no espelho (ohh evolução!).

Pois bem, nesta história toda, só uma coisa me irrita. Quando alguém vê minha foto de hijab – que está na minha mesa de trabalho – ou mesmo algum familiar ou amigo me vê com o apetrecho, sempre tem um que solta: ” nossa, mas você tinha que usar a burca????”

Bom, só posso responder que está é uma pergunta meio burra e mostra como a sociedade ainda tem uma visão nada certo ou clara sobre o que é o Islã, e como misturam isso com cultura e povos. A burca é uma veste toda azul que tem uma redinha na área dos olhos e cobre a mulher por completo não dá pra ver nem o formato do corpo dela, só do “cucuruco” da cabeça mesmo. É uma veste do Afeganistão, que não é nem país árabe. Sim, eles são muçulmanos, mas não é porque as mulheres de lá usam isso que todo véu chama burca e toda muçulmana é oprimida e obrigada a usar a tal burca. Como disse, é uma roupa daquela região e não é algo pedido no Alcorão. O que está no livro sagrado é que a mulher só pode mostrar o rosto e as mãos e usar roupas que não marquem seu corpo.

Pois bem, indo para o Egito, que é um país muçulmano, você vai ver diversos tipos de vestimentas, algumas até inspiradas em modelos ocidentais, já que o país é bem cosmopolita e tem muito contato com o exterior. Dentre as mulheres que se cobrem, a peça mais usada é o hijab:


Crédito BBC


Egípcias de hijab

Mas por lá, também existem mulheres que seguem mais a risca a vestimenta correta, usando vestidos largos e um hijab maior e mais largo, que chama khimar. É um véu bem longo e que às vezes chega quase até a cintura. Tem outros tipos também, como o chador.


Crédito BBC

Agora o que sempre atrai mais olhares para quem vem de fora é o niqab, que cobre todo o corpo e só deixa os olhos da mulher de fora. Geralmente a roupa é toda preta e muitas ainda usam luvas, para nem as mãos mostrarem, mas é diferente da burca, como vocês podem ver nas fotos.


Crédito: BBC


Duas mulheres de khimar, uma de niqab e a última de hijab

E aí, qual vocês preferem?