sábado, 23 de novembro de 2013

MATA HARI:







Mata Hari (1876 - 1917) foi uma dançarina exótica e cortesã holandesa. No auge de sua fama, em Paris, ela era famosa e desejada em toda a Europa. Mas, sua vida terminou em tragédia, pois os franceses a acusaram de espionagem e a executaram durante a Primeira Guerra Mundial.
Vida de Mata Hari

Margaretha Geertruida Zelle (nome real de Mata Hari) nasceu em Leeuwarden. Após um casamento fracassado, decidiu se mudar para Paris. Em pouco tempo, ela se tornou uma das dançarinas mais procuradas. Ela se apresentou nas principais cidades da Europa.

Como cortesã, ela manteve relacionamentos com oficiais de alto escalão, políticos e outras pessoas influentes. Esses contatos, somados ao fato de que ela era holandesa (e, portanto, podia cruzar fronteiras livremente na Primeira Guerra Mundial) gerou suspeitas. Os franceses prenderam Mata Hari e a acusaram de espionagem em 1917. Embora não houvesse provas reais, ela foi condenada e fuzilada.
Museu Fries em Leeuwarden

Caso queira saber mais sobre a história de Mata Hari, visite o Museu Fries, em Leeuwarden. O museu tem uma sala dedicada à famosa Mata Hari. Sua história inspirou muitos cineastas, e sua vida é um símbolo do declínio da Europa na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário