SIGA-NOS POR EMAIL:

sábado, 20 de julho de 2013

A COZINHA INDIANA DA MAYLÊ:



Vasta e gigantesca. Alguém tem dúvida? Entretanto numa coisa todos concordam; existem pontos comuns entre as regiões da Índia e o resto do mundo. Os ingleses se apaixonaram pelo curry e seu perfume, o mundo se apaixonou pela raiz da curcuma e os romanis se encarregaram de implementar na sua cozinha sabores e perfumes indianos. Na Ìndia, cozinha é coisa séria, alimenta-se o corpo e a alma.










Urad é um tipo de feijão, podendo variar a cor.





Atta é a farinha de trigo Indiana.




Chana massala que é pra nós o grão de bico.





O mung que são as sementes de vigna radiata.





O Arroz indiano - o pullao é cheiroso e pode ter um leve perfume, tem também o Toor guandu e tantos outros legumes.


O TEMPEROS DA ÍNDIA.






Os temperos são de enlouquecer qualquer um e aí temos o mais famoso deles: o misturado é o curry ou o garam masala e o goda masala. São mais de 5 tipos de ervas variadas e o famoso açafrão indiano.





Garam masala, aqui a canela é usada e seu aroma perfuma a casa inteira.




O Goda masala, com curcuma vermelha.




óleo de mostarda.




Os óleos de amendoim são usados mais ao norte e a oeste, no leste o campeão é o óleo de mostarda. Indo para o sul vamos achar o óleo de coco e de gergelim.




Ainda temos as pimentas que são um capítulo a parte na Índia. O uso comum de especiarias dá a riqueza e o toque especial a essa cozinha. Usa-se a cúrcuma ou o açafrão da terra, as sementes de gergelim preto, alho, feno-grego, gengibre, cominho e outras. Macis que é a casca da noz moscada, semente de papoulas e tamarindu. A menta o coentro e as folhas de cássia (teipat) ganham um capítulo a parte.





As folhas do carril são usadas em toda a Índia.


curry indiano, que varia a receita segundo os temperos preferidos da família.





Carril


Já nas sobremesas e doces indianos se vê o uso da água de rosas, do açafrão indiano, cravo, canela e o famoso cardamomo.





água de rosas
Um pequeno estudo clínico realizado por pesquisadores do Johns Hopkins mostra que uma pílula combinando compostos químicos encontrados em tempero extraído do açafrão da Índia, uma especiaria usada em curry, e de cebolas reduzem tanto o tamanho quanto o número de lesões pré-cancerígenas no trato intestinal humano. No estudo, cinco pacientes com uma forma de pólipos pré-cancerígenos no intestino conhecidos como polipose adenomatosa familiar (FAP) foram tratados com doses regulares de curcumina (o composto químico encontrado no açafrão da Índia) e quercetina, um antioxidante encontrado em cebolas, durante uma média de seis meses. O numero médio de pólipos diminuiu 60,4%, e o tamanho médio reduziu 50.9%, de acordo com a equipe liderada por Francis M. Giardiello, M.D. da Division of Gastroenterology, The Johns Hopkins University School of Medicine, e Marcia Cruz-Correa, M.D., Ph.D., do Johns Hopkins e da University of Puerto Rico School of Medicine (FONTE: Clinical Gastroenterology and Hepatology, 2006)


O Chai é geralmente o chá na Índia, chamado de masala chai que nada mais é que um preparado de especiarias fervidas no leite. Entretanto por aqui o café não perde a pose e aparece como a segunda bebida mais consumida em todo o país.






O vinho de Palma, badam dood (leite com nozes e cardamomo), sharbat (suco com pétalas de rosas) a famosa limonada nimbu pani e muitas outras, feitas de iogurte e especiarias mistas.


CHUTNEY DE ABACAXI E PIMENTA






1 abacaxi descascado e picado/sem o miolo
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de manteiga
3 pimentas fortes amassadas ou fatiadas finas, pequenas ou médias (dedo de moça)
1/2 colher (café) de cominho
1/2 colher (café) de curry
1 colher (sopa) de gengibre ralado/no ralo fino.
200 g de açúcar.


Coloque numa panela o abacaxi com a água em fogo baixo e deixe cozinhar mexendo de vez em quando para não deixar queimar.
Deixe cozinhar até o abacaxi ficar amolecido e secar toda a água.
Em uma frigideira, coloque a manteiga, deixe derreter, acrescente as pimentas, o cominho, o curry, o gengibre e deixe tudo fritar até dourar. Cuidado para não queimar. Despeje na panela com o abacaxi, leve ao fogo para apurar por 10 minutos e ao final acrescente o açúcar. Não abandone o seu chutney, mexa delicadamente até o açucar se incorporar por completo. A canela aqui é opcional.


Servir quente ou frio. Quente vai bem em torradas e carnes – ex. um lombo de porco. Esse chutney frio é pra quem ama pimenta.

MASALA CHA'I



2 copos médios de água (2 copos de 200 ml cada)
1 colher de sopa de mel
2 paus de canela tamanho médio
1 pedaço pequeno de gengibre
1/2 xícara de chá de leite
1 colher (chá) de chá preto
3 sementes ou 1/2 colher cheia de (café) de cardamomo - a semente é muito melhor.


Modo Preparo :

Aqueça a água.Triture o cardamomo,lave e rale o gengibre.Ponha o cardamomo,o gengibre,e a canela na panela com um pouquinho de água e ligue o fogo.Use uma colher de pau para mexer,até que a canela abra e o gengibre solte o caldo.Agora,jogue a água quente.Ferva em fogo baixo por cinco minutos.Adicione o leite. Deixe por 1 minuto(sem ferver).Desligue o fogo e ponha o chá preto.Tampe e deixe descansar por 1 minuto.Coe com a peneira .Adoce com o mel.Coe de novo com coador de pano e sirva.Esta receita rende 1 porção. Essa receita esquenta qualquer frio, pode apostar, além disso ajuda na digestão e no mal estar do estômago.




http://cozinhadosvurdons.blogspot.com.br/2012/02/cozinha-indiana-da-mayle.html