sábado, 20 de julho de 2013

UM ALIMENTO COM 12 MIL ANOS!!!



Marrocos é o país que mais pão consome a nível mundial

Um alimento com 12 mil anos

”O pão surgiu juntamente com a agricultura há cerca de 12 mil anos, quando as plantas com grãos começaram a ser cultivadas. Segundo os historiadores, o pão terá surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde actualmente está situado o Iraque.
Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho a que se chama bolota, landes ou noz. Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Por essa razão, talvez fosse necessário lavá-los em água a ferver, por diversas vezes, antes de se fazer as broas que eram expostas ao sol para secar.
As broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou cinzas . Em 1800 AC, os egípcios descobriram como torná-lo mais macio. Eles perceberam que a massa, humedecida, após um certo tempo libertava gases, tornando o pão mais poroso. Misturaram então parte de uma massa fermentada com outra fresca, que também fermentou. Assim aprenderam o processo e passaram a fazer o pão fermentado.

A industrialização do pão

O aparecimento da máquina de fazer pão ocorre somente no século XIX, com amassadeiras (hidráulicas ou manuais), com um custo muito alto e também com grande rejeição.
Os consumidores mostraram-se “hostis” com o pão feito mecanicamente. Pouco tempo depois surge o motor elétrico e a reclamação passa a ser dos padeiros. Cada máquina substituía dois padeiros.
Hoje o trigo é tratado em moinhos, é lavado, escorrido e passado por cilíndricos que separam o grão da casca.
O país que mais come pão é Marrocos, sendo que em média cada marroquino come 100 kg de pão por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário