SIGA-NOS POR EMAIL:

sexta-feira, 26 de julho de 2013

DEUSES DO OLIMPO:




A mitologia grega possui vários deuses muito conhecidos principalmente pelos jovens que costuman jogar alguns jogos como God of War que retratam bastante a grécia e suas lendas, hoje iremos postar curiosidades sobre alguns desses deuses do Olimpo.

Primeiro para saber sobre esse deuses é preciso saber o que era o Olimpo;
Olimpo é uma montanha situada na Grécia cuja altitude é de 2.919 metros de altura e também a morada de doze deuses que são os deuses do Olimpo.

Os deuses:

Zeus é o rei de todos os deuses, Deus do céu e do trovão, normalmente a figura de Zeus é lembrada como ele em posição imponente com um raio na mão direita, casou-se 3 vezes além de inúmeras amantes conhecidas como “Paixões de Zeus”

Hera era irmã e esposa de Zeus e também considerada deusa dos deuses, rege o casamento e é a deusa da família e do ciúmes, é retrada comumente com um galho de romã nas mãos que simboliza a fertilidade, costumava ser violenta e agressiva, não gostava dos filhos e das amantes de Zeus e tentou matar Hércules.

Poseidon é o deus grego dos mares, irmão mais velho de Zeus e Hades, era sempre retradado com um tridente, os antigos navegantes resavam pedindo a ele que não troucesse ventos fortes e que o mar não ficasse agitado, mas mesmo assim ele costumava fazer ventos fortes e terremotos simplesmente por pura vontade.

Atena é a deusa da guerra e sabedoria principalmente além de outras coisas, era considerada a melhor deusa na guerra podendo vencer inclusive Ares que era o deus da guerra, era simbolizada por uma coruja.

Ares é filho de Zeus e Hera, apesar de ser tratado como deus da guerra ele é oficialmente o deus da guerra selvagem ou matança personificada, era reconhecido pela sua armadura de latão nas guerras.

Deméter ou Ceres como é mais conhecida, filha de Cronos e Réia, é a deusa das plantações, da colheita e das estações do ano, é uma das deusas que teve filhos com mortais, pode ser representada sentada com tochas e uma serpente.

Apolo foi um dos principais deuses da mitologia, era filho de Zeus e irmão de Ártemis, assim como seu pai foi muito venerado naquela época, geralmente nas suas esculturas é representado por um homem jovem e forte, quando não está nu está coberto por um manto.

Ártemis era a deusa da caça, com o tempo se associou a luz e magia, depois perdeu o lugar para Diana, o Templo de Ártemis em Éfeso foi uma das maravilhas do mundo antigo, foi presenteada por Zeus, que era seu pai com um arco e flecha prateados.

Hefesto era filho de Hera e Zeus, era deus do fogo, metais e metalurgia, também foi conhecido como ferreiro divino, ele fez a égide que foi um escudo usado por Zeus na batalha contra os titãs, seu principal rival era Ares, foi expulso do Olimpo por sua mãe Hera que não achava o rosto de Hefesto um dos mais belos.

Afrodite é a deusa da beleza e do amor, nasceu quando Urano foi castrado por seu filho Cronos e seus testículos foram jogador ao mar, normalmente é encontrada despida em suas imagens, teve filhos com Hermes e Ero.

Hermes era filho de Zeus e Maia, era o mensageiro dos deuses e patrono da ginástica, dos ladrões, dos diplomatas, dos comerciantes, da astronomia, da eloquência.

Dionisio era o deus do vinho, da alegria e da intoxicação que funde o bebedor com a deidade, filho de Zeus e Semele, que era uma mortal, por isso ele se torna uma divindade grega atípica.
http://dabunjr.wordpress.com/2010/08/25/deuses-do-olimpo/